sábado, 30 de maio de 2009

Sobre quem somos e de onde viemos.


Quem somos nós? É a pergunta mais capciosa e filosófica do mundo. Muitos podem dizer: “Somos seres humanos”. Bela resposta, mas não existe algo mais original? Há séculos essa pergunta é feita e respondida de inúmeros modos, por inúmeras pessoas, mas ainda não chegaram a resposta certa ou ainda n]ao descobriram que todas as respostas podem estar certas. Alguns acreditam em Deus, outros acham ignorância acreditar em Deus, mas não seria também ignorância achar ignorante aquele que crê em Deus? Não seria ignorância desrespeitar uma crença? Alguns vão dizer: “Ha! Uma crença! Nunca foi provada ou vista, Deus nunca apareceu pra mim”, mas não é verdade que todo ser humano acredita em alguma coisa que não pode ser provada, só sentida e acreditada? Muitos cientistas que desaprovam o conceito de Deus constroem maquinas e maquinas para provar pequenas coisas que eles acreditam que possa existir. Seria essa fé na própria capacidade e na existência de algo para provar algo de extrema importância tão diferente da fé que fazem as pessoas acreditarem em Deus? Mas não me entendam mal, estou falando de Deus, não de religião, pois, pode ser ignorância minha, mas eu abomino religião, religião sim é ignorância, pois não se pode pensar por si próprio.

Mas eu fiz todo esse discurso sobre Deus para chegar a um determinado ponto: responde de onde nós viemos. Eu creio que viemos de Deus e acredito que todos também crêem e vou explicar o porquê. Tudo depende da perspectiva do que é Deus. Quem disse que ele precisa ser um velho barbudo e gigante? Ele não pode simplesmente ser uma denominação para a partícula inicial, que, segundo a física, deu origem a tudo (não vou me prolongar em assuntos de física por que ela não gosta muito de mim). Uso essa questão e falo com tanta objetividade sobre isso por que acho um pouco impossível que algo tenha surgido do nada, mas infelizmente, o impossível acontece. Suponhamos que havia Deus, e ele era um homem sozinho e solitário e queria algo para fazer. Ele também era superpoderoso. Então ele criou a terra, os animais e os homens e pronto! Eis algo para fazer: observar a maravilha que ele criou. Mas, continuando nessa suposição, quem criou Deus? Ou será que foi ele quem surgiu de nada. Se você perguntar isso para um católico ele vai fazer o sinal da cruz, mas, é um pecado perguntar a alguém quem foi seu avô? Quem criou seu criador? Acho que não. Eu não tenho religião, mas depois de refletir desde os meus 15 anos passei a acreditar em Deus há um tempo atrás, é uma das poucas respostas que posso conseguir. Agora, falando em coisas que podem ter surgido do nada, o universo e a terra podem ter sido uma delas, mas quem vai conseguir ir ao ponto inicial e descobrir? É, estão tentando (eu acho, como disse, a física pode ficar brava comigo se eu falar de mais) e quando conseguirem exijo a resposta, mesmo que ela me faça desistir de todas as minhas crenças, eu tenho o direito de saber.

Mas depois de todos esse bla bla bla, vou concluir: Quem somos nós? Bonecos criados para divertir alguém? Pequenas partes de um gigante computador que tentará descobrir o a grande pergunta sobre o segredo do universo (leiam o Guia do mochileiro das galáxias)? Ou só somos matéria? Viemos do nada e voltaremos para o nada? Ou há um propósito? Enfim, o que expus aqui hoje foi a minha opinião, sei que haverá grandes criticas, mas não me importo, como eu disse, mais ignorante é o que não entende uma crença, pois todo o ser humano crê. Gostaria que, se alguém for totalmente contra minha opinião, exponha a sua em seu blog ou me envie por e-mail. Não há nada mais bonito que um debate entre dois seres humanos que sabem muito pouco, mas podem compartilhar o que sabem e reformular conclusões.

Gente, isso tudo é culpa de “O mundo de Sofia”. Salve Jostein Gaarder.


Frases do dia:


"A imaginação é mais importante que a inteligência"


"Época triste essa nossa, mais fácil quebrar um átomo do que a ignorância dos homens."


"A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras."


"Seres Humanos, vegetais e poeira cósmica - todos dançamos uma música misteriosa tocada a distância por um músico invisível."


Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.


' Enquanto houver um louco,um poeta e um amante,haverá sonho,amor e fantasia! E enquanto houver sonho,amor e fantasia haverá esperança.


Albert Einstein

Um comentário:

Adriano disse...

Ótimo texto viu?

Você tocou em um assunto que eu já discuti com muitas pessoas, DEUS.

O que é Deus??...

Eu concordo plenamente com o ponto de vista de que ele pode ser qualquer coisa, desde o primeiro átomo existente no mundo, até o velho barbudo que olha por nós lá do céu...

A busca de uma esperança, de fé, acreditar no que parece impossível, isso pra mim é crer em Deus... seja ele chamado de Alá, Buda, Faraós, ou até aquele ídolo que você admira e gostaria de chegar mais perto..

Pra mim Deus é isso, SONHO e ESPERANÇA de uma vida melhor.. de um mundo melhor..

Parabens pelo texto