terça-feira, 12 de maio de 2009

Sobre dinheiro e felicidade.


Hoje, quando ia buscar meu irmão na escola, estava refletindo sobre como distorceram o conceito de felicidade atualmente. Fizeram da felicidade um produto, que deve ser comprado e pagado. E quanto mais caro, melhor. É triste ver isso. Eu vi esses dias uma propaganda de uma loja de eletrodomésticos que dizia “Sua mãe vai ficar muito mais feliz com uma geladeira nova, um celular moderno e bla bla...”. Sinto vergonha disso. Pelo menos para mim, a felicidade não pode ser comprada. Não é produto, não é dinheiro. Infelizmente, nos tempos atuais o dinheiro é necessário para viver, pois sem ele não comemos, não bebemos e não fazemos nada, mas a visão que as pessoas têm de que o excesso de dinheiro as fará mais felizes me deprime.
“O dinheiro não compra felicidade, mas resolve um monte de problemas”. Quais problemas? Uma conta de uma roupa de marca que você usou uma vez e não quer mais usar? A prestação do celular que quase faz sanduíche que te roubaram na semana passada? Por que as pessoas abominam tanto a simplicidade? Não é preciso roupas de marca, celulares caros, acessórios modernos, carros exuberantes para se viver bem. É claro, é bom ter essas coisas, alimenta nosso ego capitalista, mas não é necessário. Descobri que estou feliz do jeito que sou e com tudo o que tenho. Não tenho dinheiro para ir às festas descoladas, nem para comprar todos os chocolates que gostaria. Não tenho a câmera digital que eu queria ter, nem o celular moderno. Não tenho quilos de roupas nem de sapatos. Mas querem saber? Tenho casa, não me falta o que comer, não ando pelada pela rua e tenho meus amigos. O resto seria um bônus, mas bônus não fazem falta, bônus não matam pela ausência e não são extremamente necessários. Dinheiro em excesso não compra, nunca comprou nem nunca vai comprar felicidade, o máximo que ele vai fazer é nutrir o ego de pessoas alienadas que se importam com o que tem, não com quem tem.

Tá, fiquei revoltada agora com uma coisa e acabei falando de mais. E já não quero mais falar.

Música do Jota Quest para encerrar hoje.
La plata

Grana suja, grana justa
Grana fácil, grana curta
Grana pra você comprar ajuda
Grana sexy, grana vídeo
Grana moda, grana vício
Grana pra você comprar destinos

Pedágio, plágio
A grana do tráfico
Suborno, conforto
A grana do jogo
Grana pra você comprar o almoço

Quanto vale o show?
Quanto vale o amor?
Quanto vale então
Fazer das tripas coração?
Quanto vale o som?
Quanto vale a dor?
Quanto vale a culpa
E um pouquinho de atenção?

Grana suja, grana justa
Grana fácil, grana curta
Grana pra você comprar ajuda
Grana sexy, grana vídeo
Grana moda, grana vício
Grana pra você comprar destinos

Pedágio, plágio
A grana do tráfico
Suborno, conforto
A grana do jogo
Grana superstar do terceiro mundo

2 comentários:

Nayara disse...

Concordo plenamente com o que você disse, aliás, parabéns pelo texto!
Essa discussão sobre dinheiro sempre me fez pensar e acredito que dinheiro não trás mesmo felicidade,porém a felicidade é um campo muito amplo se formos analisar a opinião de cada um e na maioria dos casos ser feliz não é SER mas sim TER.

Sem mais delongas, confesso que ainda preciso melhorar muito!

Chakal disse...

As pessoas dizem que são contra esse tipo de coisa e poucas realmente SÃO, como eu tinha dito no meu blog...
Lalah, nós sabemos bem disso né?

E me vem com muitas desculpas de que roupa mais cara é melhor e dura e blah blah blah e que tem que ter variedade...
Eu tenho uma camisa de 8 reais que tem 5 anos, e NÃO está em estado ruim...
Eu tenho uma camisa para cada dia da semana e duas para sair...nada além disso, e é extremamente útil para mim ter somente isso. É gratificante saber que não sou preso às minhas coisas...
Minha professora de Literatura disse uma vez...

"Quanto mais avançado culturalmente, menos preso a superficialidades"