segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sobre efeitos da música.


Estive pensando: porque a musica tem tantos efeitos sobre a gente? Ou será que é só sobre mim?
Algumas músicas que ouço me despertam sensações desconhecidas, como felicidade repentina, adrenalina, tristeza, uma saudade de algo que nunca aconteceu ou esperança de algo que pode acontecer.
Fico impressionada como algo que é só barulho bem feito pode afetar tanto.
Algumas músicas que ouço me fazem reviver momentos como se eu estivesse lá.
Outras me fazem sofrer como a letra diz.
Mas é por isso que música é arte.
A arte tem que abalar. O artista tem que conseguir transmitir os sentimentos: fazer as pessoas chorarem com ele, rirem com ele, sentir o que ele está sentindo.
Eu queria saber fazer algum tipo de arte, algo onde eu pudesse me expressar e passar um pouco do que sinto para os outros.
Mas infelizmente só o que eu sei fazer é tamborilar meus dedos por esse teclado escrevendo coisas que vem a minha cabeça.
E acho que não afeto ninguém com isso. Mas o que vale é a intenção.

8 comentários:

Anônimo disse...

Não é só sobre você não, todo mundo gosta de lembrar do que viveu associando o momento à uma música. A gente vive isso sempre, você mesma disse arte envolve sentimento, transmissão de sentimento, colocar isso em palavras, pinturas, ou o que quer que seja.
:)

Carol Colicigno disse...

A música, no nosso cérebro, é como se fosse a nostalgia, a lembrança, aquilo que consegue dar um tapa no nosso coração sem a gente saber o porque.

Lívia Corbellari disse...

'sem musica a vida seria um erro' dizia Nietzsche. meu pai é musik eu tenho uma banda, não da pra imaginar minha vida sem musik.

no youtube se vc procurar girlfixer cover distillers, acho q aparece uns videos da minha banda, so q é só cover, tamo juntando dinheiro pra gravar ainda ^^

Nayara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayara disse...

É acho que a música mexe mesmo com os sentimentos de todo mundo.
Você ainda é nova, pode aprender a tocar algo que goste, minha mãe mesmo começou a tocar piano há uns 6 anos atrás ^^
Eu ainda volto a me dedicar em pelo menos um instrumento, faz muito bem pra mente e pro corpo consequentemente.

Lívia Corbellari disse...

te linkei no meu blog
c qser me linkar tbm rsrsrsrsrsrsrs
;*

Unknown disse...

Concordo que a arte tem que abalar, ou melhor, tocar. Mas é engraçado. Por mais ignorante que possa soar, acredito muito ainda nuam arte livre de conceitos. Lógico que acho importantissimo sacar de arte, principalmente dependendo do seu ramo. Mas a arte que eu mais gosto é aquela que não entendo nada e por algum motivo, ainda mexe comigo. Acho que arte de verdade tem que ser assim. Te tocar, independente do seu conhecimento academico.

Acho que por isso a música e o cinema tocam tanto, são formas de arte que estão em todos os cantos, as pessoas tem mais acesso e não interessa a ela (sim, também por questoes mercadologicas, mas deixemos isso de lado) tocar a elite cultural, mas a todos.

Sempre rodeados de musica, ela sempre nos remete a algum momento, a algum sentimento.

Vocação nenhuma pra musicista, mas musica, definitivamente é minha forma preferida de arte. Pelo menos para admirar. Mas ta coladinha com o cinema

Chakal disse...

A arte não pode ser livre de conceitos, isso não passa de uma desculpa para chamar qualquer coisa de arte...
A arte é como a Lalah disse, é uma idéia...uma inspiração.
Na verdade a arte é uma idéia que tem que gerar idéias...
É por isso que nada adianta alguém que fala algo que todo mundo já sabe, como fazem a maior parte dos ditos artistas de hoje, que nada mais fazem do que chorar suas mágoas e alienarem todos os seus ouvintes.
O artista tem que ser diferente, livre de preconceito e alienação, para poder expressar aos outros algo diferente, para guiar e transformar o mundo e a sociedade a sua volta...

A arte é um conceito, ela tem uma definição e o que não segue isso não é arte....
Já contanto, não cabe definir como fazê-la. Mas que tem que ser feito, isso é definido, e é útil.