domingo, 3 de maio de 2009

Sobre saudade e filme.


Saudade
s. f.
1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados.
2. Pesar, mágoa que essa privação nos causa.

É uma coisa estranha. Ela nos devora por dentro aos poucos e por mais que você tente fugir, não dá pra fugir. Eu me sinto carente ultimamente, mas já me acostumei com isso. Mas não saí da minha mente. Se eu pudesse mudar o passa... Não mudaria. Talvez eu mudasse as pessoas e as convencesse do que é melhor para ambos os lados... Mas... É tão ruim estar de mãos atadas, não poder fazer nada...

Mudando drasticamente de assunto, ontem vi “O dia em que a terra parou”. Um filme magnífico, não pelos efeitos especiais ou pelo robô gigante. É magnífico por que tenta conscientizar os seres humanos, tenta mostrar o quanto somos destrutivos, egoístas e aproveitadores. Mas é triste ver que a lição de moral tem pouco sucesso. As pessoas ainda preferem os robôs assassinos, as guerras, as bombas, as armas e filmes ridículos de mutilação. Algo de real importância? Não obrigada. Ridículo.

Engraçado, me senti bem quando o Corinthians ganhou e agora não me sinto mais. Só sinto o incomodo da saudade e um medo estranho em mim.

Frase do dia:
Saudade é solidão acompanhada,
é quando o amor ainda não foi embora,
mas o amado já ...
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
é recusar um presente que nos machuca,
é não ver o futuro que nos convida ...
Saudade é sentir que existe o que não existe mais ...
Saudade é o inferno dos que perderam,
é a dor dos que ficaram para trás,
é o gosto de morte na boca dos que continuam ...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos: não ter por
quem sentir saudades, passar pela vida e não viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido ...
Pablo Neruda

Nenhum comentário: