domingo, 22 de março de 2009

Sobre o caminho




As pessoas crescem, aprendem o que é certo e o que é errado e decidem que caminhos vão seguir. O caminho a se seguir não é indicado por setas, nem é asfaltado, sinalizado e projetado: é você que tem que construir seu próprio caminho. Você tem que pegar cada pedrinha e colocar nos lugares que você acha que são apropriados. E assim você constrói as bases da sua vida; seu ponto de partida para tudo. Você direciona sua vida para onde você acha que é melhor e vai colocando ao seu lado as preciosidades que você acha: os seus amigos. Você pode achar também uma preciosidade maior: um amor, mas normalmente essas preciosidades são encontradas quando os caminhos se cruzam e passam a seguir juntos. No período onde os caminhos seguem juntos é tudo muito bom. Você se sente vivo e importante e feliz. E você tem carinho e amor e amizade. E você ri e quer que cada momento dure para sempre e ai acontece o pior: você começa acreditar que pode durar para sempre.
Ai chega a hora de tomar uma decisão: onde irei fazer a primeira pausa na construção do meu caminho? Eu decidi fazer a primeira pausa no vestibular. Eu me sentei, peguei livros, estudei, perdi horas, deixei de sair, deixei de dormir, deixei de aproveitar meu ultimo ano de escola por conta do vestibular. Ai ele chegou e eu não passei, eu não consegui chegar a minha primeira parada. Mas eu pensei: “Tudo bem, sigo em frente tento de novo até conseguir”. Mas então veio o primeiro choque: a pessoa que eu amo decidiu não continuar no mesmo caminho que o meu. Os motivos são muitos, são certos ou são errados, eu não sei dizer, só se o que aconteceu e mais nada. Foi um pedaço de mim que se foi, um pedaço que me faz falta até agora e principalmente agora que eu estou relembrando tudo com tanta clareza que tenho vontade de gritar. Mas ai eu pensei: “Essa é só a segunda adversidade, agora não da para piorar...”. Esse é o erro das pessoas, pensar que não dá para piorar. Meu pai foi obrigado a ir para Mandaguari, me deixando aqui com as responsabilidades dele. Eu achei que não ia ser ruim, que eu serviria para alguma coisa, mas não servi para nada. Nesse momento eu já não estava confiante, nem animada e nem esperançosa para seguir em frente só que não era tudo. Eu iria também. Me tirariam do caminho que eu construí, dos sonhos que eu tive e dos amigos que me restaram para viver em outra cidade. Então eu pensei: “Ninguém perde a felicidade sem merecer, ninguém tem o que não merece. Esse é meu castigo por algo que eu fiz que eu nem sei o que é. Mas quando eu parei para pensar e vi, isso é resultado da minha incompetência. Não digo que fiquei solteira por que meu namorado me achou burra por não ter passado. Nem que vou embora por castigo por não ter passado. O que eu acho é que isso foram as conseqüências da minha fraqueza e da minha incompetência. Foram conseqüências delas, elas não foram os motivos pelos quais tudo aconteceu. Agora eu me pergunto: Tem algum sentido? Existe algum propósito por trás da dor que eu sinto todos os dias e que na maioria do tempo eu disfarço e finjo para proteger os poucos que me ama que não saíram do meu caminho? Se vivo hoje, é para saber o porque, para ver o que vou ganhar ou descobrir por que eu perdi. Eu teria tudo o que eu quis e achei que merecia se tivesse sido, no mínimo, competente com a minha obrigação. O que eu não entendo é que, alem da dor de um sonho não realizado, eu tenho que ver o que eu já tinha sendo tirado, sem poder fazer nada. Pois não há para onde correr, não me restaram escolhas a não ser continuar no meu caminho deserto, sem perspectiva de felicidade esperando... Esperando a fase ruim passar, esperando a dor passar, esperando o propósito por trás desse castigo, conseqüência ou provação.

Um comentário:

Nayara disse...

Muito bem escrito.
É com certeza tem algo atrás de tudo que a gente passa.. há algum propósito que você ainda descobrirá.Tomara que vc tenha muitas surpresas boas pra onde vai e que consiga no meio do ano sua vitória!