domingo, 7 de junho de 2009

Sobre um assunto sério: política.


Há alguns minutos estava estudando historia para o meu vestibular que acontece daqui a seis dias e me deparei com um textinho muito interessante sobre o governo Collor, fato que me levou a refletir sobre algo de extrema importância.

IMPEACHMENT DE COLLOR

“Em 1992, o impeachment de Collor revelou uma grande energia da sociedade, que se canalizou por meio da ética, para realizar um ato até então impensável: a deposição de um presidente da República, sem pegar em armas. Participei do movimento pela Ética na Política, uma coalizão de cerca de 900 organizações a favor da destituição do presidente, acusado de corrupção. A principio, ninguém acreditava em nossas chances de sucesso: nem o mundo político nem a mídia, pois Collor havia sido eleito por 35 milhões de votos. Nós nos contentamos em afirmar que a corrupção era inadmissível. Um momento forte e simbólico nos reuniu em Brasília, quando uma centena de nós se colocou em caminhada da sede da OAB até o Congresso, para entregar aos parlamentares o pedido de impeachment... Na rua, pouco a pouco, as pessoas foram aderindo, e quando chegamos ao Congresso já éramos cerca de 3 mil pessoas.”
Herbert de Souza. Revoluções da minha geração.

Lindo esse texto, gostei imensamente, mas eu quero destacar outra coisa. Naquela época, o povo tinha coragem, moralidade e orgulho, atualmente não mais. Derrubaram Collor e não fizeram nada com a imensa corrupção que vem sendo descoberta desde 2005. É CPI pra cá, CPI pra lá, mas alguém foi punido de maneira justa? Acho que não. Alguém foi substituído por alguém com mais caráter? Pelo visto também não. Só o que se vê é uma seqüência de sucessivos escândalos e corrupção. Falta de vergonha na cara de políticos e da população, pois o povo aceita esses bandidos como seus representantes, na certa por que se identificam com eles. Não entendo por que ninguém se move agora, eu gostaria de poder me mover, mas tenho 18 anos e duvido que alguém fosse me apoiar, até meus pais acham besteira. Eu gostaria de ver uma outra revolta como essa, um outro protesto, que depusesse os corruptos e tentasse restaurar a dignidade e honestidade que falta a nossa nação. Se eu soubesse de algo do tipo, correria para participar. Não é atoa que quero estudar Ciências Políticas para me infiltrar nesse meio e tentar fazer a mínima diferença. Muitos que lêem aqui rirão de mim, acharão que o que eu digo não passa de uma grande utopia ou me julgarão, dizendo que quando eu entrar para o “meio” irei me “corromper” também, mas acho que não... O que eu queria mesmo era expor essa minha opinião àqueles que acompanham meu blog, pessoas com as quais me identifico muito, talvez vocês nem leiam, ou achem inútil, ou são apolíticos, mas o que vale é a intenção e a minha intenção é procurar um pouco de pessoas nas quais ainda reste integridade moral para poder mudar o mundo.

2 comentários:

Chakal disse...

E o filho da mãe do Collor está reeleito...¬¬'

Bem, que posso dizer se não muito feliz em ver esse texto tão bem exposto?
Eu apoio, sempre, minha cabeça a prêmio se preciso.

Lívia Corbellari disse...

nessa epoca a ditadura tinha acabado a alguns anos e a repressao teve um lado positivo, deixou as pessoas mais alertas, mais politicas e mais unidas. atualmente td é liberado entao a maioria se conforma com um empreguinho qualquer ou com uma bolsa familia ou bolsa sei la o que...

se eu soubesse de algum protesto tbm me uniria