terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ser humano.



- Image de Salvador Dalí.

O que é ser humano? É ser mais um animal que nasce, cresce, se reproduz e morre? Não. O ser humano pode ter seus instintos animais, mas o que o destaca é o descontentamento em só seguir somente o ciclo da vida. Ele quer mais: quer ser lembrado, venerado, idolatrado, estudado e amado. Quer ter poder, não para sobreviver de poder, só para ter, para subjugar, para ser maior, para não ser igual. É claro, nenhuma criatura é igual, mas a ambição do humano vai alem da aparência e do emocional.
Para chegar ao seu objetivo, muitos seres humanos fazem coisas absurdas: declaram guerras, matam milhões de pessoas, deixam milhões de pessoas morrerem... Soldados morrem por um homem que está protegido em uma cadeira confortável, famílias são despedaçadas, crianças morrem de fome e doenças. Mas para um ser humano sedento de poder, seu objetivo vale mais que algumas vidas.
Então ele se acha o forte, o mais poderoso de todos os animais. O animal que raciocina, não segue só os impulsos naturais. Se acha mais forte que a natureza.
Mas a natureza não aceita calada, ela revida. Desastres como os do Haiti são a prova de que o ser humano não é invencível, de que é frágil. Milhares de pessoas morrem todo ano de desastres naturais como tsunamis, terremotos, tornados, neve, chuva, vulcão e não por causa do objetivo ninguém. Morrem por morrer, ninguém ganha nada.
Agora me pergunto: será isso o que comove o ser humano? O fato de haverem mortes em vão? Que não vão dar poder e riqueza a ninguém, mas sim, tristeza e prejuízo? Talvez seja isso o que comova o mundo inteiro. Por que solidariedade pelo amor à vida humana não é.
Antes do terremoto no Haiti, muitos morriam de fome e doenças e não havia essa mobilização extrema para resolver a crise. Em outros lugares do mundo pessoas morrem por esses mesmos motivos e não se vê desespero e lamentação pelas crianças famintas.
É lógico, não posso generalizar, há quem ajude e quem sofre por isso. Mas manda quem tem dinheiro e quem tem dinheiro quer mais dinheiro e para conseguir dinheiro, uma vida a mais ou uma vida a menos não interessa. Afinal, são tantas pessoas que nascem todos os anos...
Eu não posso dizer o que motiva os poderosos a, nesse tipo de crise, aderir à causa de ajudar os que estão em prejuízo. Eu sei que eu sinto pena e solidariedade pelas vidas perdidas. Pois muitas dessas pessoas sofreram muito enquanto vivas e morreram em meio a sofrimento e pobreza. Mas também não posso dizer o que faria se tivesse poder para mudar alguma coisa. Não seria hipócrita e diria que o poder nunca vai subir a minha cabeça, se um dia eu o tiver.
Sou, parte da minoria. Não a minoria em quantidade, por que nesse caso pessoas como eu sou maioria, sou minoria em termos financeiros e fico aqui parada de mãos atadas, por não tenho poder nem para governar minha própria vida em liberdade. Só o que posso é sentir pena e escrever esse texto expondo meu ponto de vista. Talvez ele seja admirado e lembrado. Isso, por hora, me basta.

Pauta para o Blorkutando – 70ª semana.

6 comentários:

Alessandro "ARC" disse...

A complexidade do ser humano está na sua busca por grandeza...
A sua simplicidade, em saber utilizar o que a vida oferece...
O poder não corrompe as pessoas, mas possibilita a elas,práticar o mal que esta dentro delas...
O maior demonstração de poder, é ter dominio próprio...
É conhecer seus limites, seus medos e sua porção de maldade...

Texto maravilhoso...

Bjãoo amiga ♥

Chakal disse...

Sem frases feitas, excelente texto.
O caso do Haiti é uma prova simples de hipocrisia.
Nada seria feito ao país se o terremoto não tivesse varrido metade do país.

Tiêgo R. Alencar disse...

Lays, querida, seu texto ficou muito bom! Confesso que me surpreendi com você, que disse que não gosta de escrever em cima de temas propostos... Arrasou, lindona!

Um beijo ;*

@juusep disse...

ser humano! og é preciso saber :\
boa sorte!

Unknown disse...

Muito bom e impressionante o texto
nos faz enxergar e refletir melhor
adoro e por isso sigo seu blog

bjs
http://dosedetequila.blogspot.com/

Eneyle disse...

Paia o q acontece no Haiti vei.

Mais tanta coisa nee

as vezes eu tento ser honesta, e nao sei se sou honesta o suficiente...
as vezes sem querer u sou desonesta

n pode e deixar toma conta ne!