domingo, 10 de janeiro de 2010

Somos livres?

liberdade
s. f.
1. Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.
2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade.
3. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.
4. Fig. Ousadia.
5. Franqueza.
6. Licença.
7. Desassombro.
8. Demasiada familiaridade.


Obs: O texto está meio confuso, muito subjetivo, muita gente vai achar ultrajante. Só que o blog é meu, logo, posto minhas idéias. Se você tem uma mente aberta para a opinião dos outros, será bem vindo com suas criticas, desde que tenha bons argumentos, se não, poupe seu tempo e vá fazer alguma outra coisa na internet.



Um dia um amigo meu me disse que queria ser o mais livre que fosse possível e que para isso precisava do máximo de dinheiro possível.
Muita gente vai pensar: “Que cara ganancioso” ou “Isso é ridículo”. Eu mesma dei uma bronca nele no dia e falei que ele não podia pensar assim, que dar para ser livre sem muito dinheiro... Agora, alguns meses depois, esse assunto voltou a minha cabeça.
Muitos dos meus professores sempre questionaram a turma com aquele ar superior: “Vocês acham que, agora, anos depois da escravidão somos homens livres?”. Eu conclui que não. Somos escravos de pequenos pedaços de papeis imprimidos em um lugar chamado Casa da Moeda.
Eu acho triste, mas é verdade. Não somos totalmente livres e não creio que um dia seremos.
Se eu fosse livre, pegava um avião se pagar nada e iria para Europa ver os museus. Ai quem estiver lendo vai dar uma risadinha “Mas aí você tá querendo de mais! Ir até de avião!”. Se esse é o problema, vou construir um barco. Mas vocês realmente acham que os portos dos paises de lá vão me deixar entrar assim feliz, com meu barquinho humilde e sair passeando. Pode ser que sim e eu esteja sendo ignorante e desinformada, mas eu acho que não. E provavelmente eu nem sobreviveria a travessia do Atlântico mesmo.
E o argumento de que temos liberdade de pensamento? Graças a Deus! Pelo menos isso! Podem me fazer dizer o que quiserem, mas nunca poderão me coagir de pensar ao contrario (alguém famoso disse isso, mas não lembro quem...).
Mas não temos liberdade de expressão. Ou pelo menos achamos que não temos. Acompanhe meu raciocínio: você trabalha? Seu chefe tomou um decisão estúpida? Você disse para o seu chefe que a decisão dele era estúpida e trabalha no mesmo lugar até hoje? Muito provável que não, a não ser que seu chefe seja um cara muito legal, justo, bonzinho. E por que ele se expressa como quer e você não? Por que ele tem mais papelzinho impresso na Casa da Moeda que você, tanto que ele te dá alguns em troca do seu trabalho e da sua liberdade.
E o que eu concluo disso tudo? A liberdade plena do ser humano se consiste ou em ter muito dinheiro ou em viver como um homem das cavernas esquecendo os prazeres que a tecnologia nos proporcionou. Eu particularmente prefiro a parte do muito dinheiro, mas não sei se um dia vou conseguir isso, me contento com poder pensar em ver as coisas do jeito que eu acho certo e poder até mudar um pouquinho o que eu acho errado de acordo com o sistema. Eu queria muito ser anti-capitalista, disposta a lutar por algo mais justo. Mas a vida não é justa, as que pessoas podem ou não ser Fazendo minha parte vou conquistar gloria na liberdade com a qual eu nasci: a de pensar e associar as coisas. E vai valer a pena.

17 comentários:

Alessandro "ARC" disse...

A questão da liberdade é meio ideológica...
As veses, quando nos achamos presos. é quando estamos mais livres que nunca...
Não lembro quem disse isso, mas to em busca dessa erdade...
Sorte na vida pra nós dois...
Otiimoow texto..
Bjãooo amiga

@juusep disse...

somos escravos do dinheiro, certissima!
:(
ps postei o quarto capítulo da história, lorena se decide. beijo

Neuro-Musical disse...

De fato, não somos livres para fazer nada na verdade. Sempre estamos presos a regras da sociedade capitalista, porém, talvez sem essas regras, estaríamos a mercê de muitos problemas!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Matheus Galvão disse...

O que é a liberdade se não a prisão que nós criamos para nós mesmos com os nossos gostos, as nossas caras e desejos. O que consideramos prisão são na verdade o que rejeitamos, os ideais dos outros que repulsamos!

Alan disse...

Eu já acho que não se é exatamente escravo do dinheiro. vc usa um pouco,e cada pouco a mais de conforto que vc quer te custa mais dinheiro, que te custa amis coisas boas.
é só ficar no meio termo
:)
ai vc n é escrava do dinheiro, é só empregada dele
=D

Tiêgo R. Alencar disse...

Você arrasou, Lays *-* Sabe que nós sofremos por total dependência do dinheiro?! Pois é, é ele sim quem traz a felicidade, queiram as pessoas ou não.

Um beijo :*

Chakal disse...

Muito bom Lalah, parabéns. Não ficou gigantesco como os meus e exatamente por isso, excelente. Passa a informação nas linhas que tem. Sensacional.

camila locatelli disse...

Uma vez eu fiz um texto falando sobre a liberdade, na verdade se formos analisarmos nunca seremos livres verdadeiramente, pois sempres estaremos ligados a uma organização hieráquica, seja uma ligação profissional, social, e muitas vezes até pessoal'

Beijos, amo seus textos
beijin

CAMILA de Araujo disse...

Somos escravos do dinheiro, do sistema, das nossas ideologias, credos e inseguranças.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

Anônimo disse...

Nesse mundo capitalista...
o dinheiro comanda!

Quem tem mais dinheiro, tem mais chances de ser mais feliz. Um pensamento egoista esse, mas é a verdade, vc já viu algum pobre feliz???? Realmente feliz??? Não, néh!!?

Tbm não vou dizer que o rico seja feliz por completo, por q além da felicidade o dinheiro tbm traz tristeza, como no caso de quem ganha numa mega sena e no outrodia é morto hahah... é foda isso.

Como já disseram,
SOMOS ESCRAVOS DO DINHEIRO!

SinaldoLuna" disse...

Não há liberdade...
Por mais que haja, talvez, a liberdade financeira por parte da familia haverá uma dependencia por parte do sistema... e por mais q pudesse existir alguem totalmente liberto do sistema, com ansia de liberdade... se um dia ele achasse que era livre, ele seria apenas mais um preso... preso na ideia de liberdade!

Sucesso!

Tay. Scott disse...

Acho que eu prefiro ser escrava das moedas impressas a viver uma liberdade meio útopica assim. O dinheiro com certeza nos aprisiona, mas como você citou no texto, precisamos dele para sermos felizes. Se não fossem essas moedinhas, talvez ainda fosse o sal como antigamente ou qualquer outra coisa. Mas nunca seriamos inteiramente livres. A não ser que nos tornemos budas, não é? Beijos

Samanta disse...

Seus textos sempre são maravilhosos Lalah!!
É pura verdade, somos escravos do dinheiro e só com ele para sermos de certa forma, livres.
Para podermos nos expressar e tudo.
Seria tão mais fácil se a humildade estivesse desde sempre em cada pessoa! Acho que assim, seria mais fácil ser livre.

Anônimo disse...

Gostei do Texto, escreve muito bem !

Parabéns pelo Blog !



http://igtruelovephotos.blogspot.com/

Ana Beatriz C. disse...

"Somos escravos de pequenos pedaços de papeis imprimidos em um lugar chamado Casa da Moeda."
MUITO BOM isso que você falou. Reflete em uma simples frase o estado atual do mundo inteiro.

ótimo 2010 pra você, e que você consiga toda a liberdade que puder :)


[pleasetakeasit.blogspot.com]

Anônimo disse...

Cara sério eu concordo com esse seu amigo....pois se eu tivesse dinheiro ja estaria em Dublin ou morando em patos de minas xD \o

Belisa Cardoso disse...

Escreveu tudo!!
E além de sermos escravos do dinheiro, somos acorrentados ao poder e corrupção!
Muito legal seu texto.
bjos