quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre coisas de "gente ainda não grande"


Hoje uma amiga minha me falou que o ideal de liberdade dela é andar na rua falando no celular em direção ao seu carro usando a saia roxa linda que ela tem e calçando uma bota e eu pensei: qual é meu ideal de liberdade?
Esse tempo todo eu estive obcecada pela faculdade, mudando de idéia de curso, chorando, entrando em depressão, ficando nervosa. Me imaginei o tempo todo na universidade, passando dias nos bares pra perder fins de semana estudando, correndo de um lado para o outro o dia todo para as aulas, indo a festas, namorando, trabalhando na faculdade mesmo... Mas eu só pensei nisso, na faculdade, não me vi depois dela. E percebi uma coisa estranha: só vou ser “gente grande” quando estiver formada.
E esse é meu ideal de liberdade: um curso superior, um emprego, um “apê”, um carrinho (mesmo que um fusca rosa) e uma vida tranqüila, mas, e até lá? Eu não deveria aproveitar meus tempos de “gente ainda não grande” (essa expressão ficou terrível) e fazer algumas loucuras?
Por exemplo: sempre quis pintar meu cabelo de rosa, depois de roxo, depois de azul e parar no vermelho. Mas que pai e mãe confiariam a educação dos filhos a uma pedagoga com essa aparência? Ou quem contrataria alguém assim? Eu adoraria dizer que esse tipo de preconceito não existe mais, que aparência atualmente não conta, mas estaria mentindo.
Eu acho que vou ter que usar esse tempo agora para fazer minhas loucuras antes de crescer, por que crescer é inevitável. Cada dia eu cresço um pouquinho mais, mas ainda tenho muita liberdade. E é essa a questão: crescer não significa ser livre. Crescer é se prender cada vez mais ao mundo dos adultos, ser cada vez mais escravo do trabalho, da família e da aparência. Eu não quero mais crescer, mas vou, contra minha vontade.
Então vou aproveitar agora, sair pra beber Smirnoff Ice com meu irmão, pintar o cabelo de roxo, furar um piercing, falar alto na rua... Coisas de “gente ainda não grande”. Digo gente ainda não grande por que também não é coisa de criança.
O texto ficou meio confuso, mas ficou espontâneo, acho que isso é bom.
Meu ideal de liberdade não existe, cada dia vou me prender mais a responsabilidade, tenho um ideal de vida e de como aproveita-la.
Enfim, quem ler, reflita sobre as coisas que você quer fazer antes de crescer.
Depois disserto melhor sobre perder a liberdade conforme o tempo passa.

Frase do dia:
Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.
Clarice Lispector

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sobre crescer


Chega uma hora na vida que você percebe que ser sempre altruísta, responsável e preocupado com os outros deixa sua própria vida para, a espera de alguém que cuide dela como você tenta cuidar da de outros. E é nessa hora que você pensa: e eu?
Eu preciso crescer e seguir meu caminho sozinha, preciso sair da casa dos meus pais, deixa-los, voltar como uma visita. Preciso ver o mundo real e crescer. Preciso me encontrar, a base de sofrimento, trabalho duro e solidão. Preciso seguir meu próprio caminho.
E hoje eu decidi. Se minha tia me aceitar, vou me mudar para Brasília depois do meu aniversário de 19 anos. Vou passar um tempo com outro pedaço do meu coração. Vou em busca de paz e sossego, vou ignorar os problemas que não posso resolver e tentar resolver os meus. Vou me libertar dessa pressão e dos calmantes, vou me libertar do medo da cidade grande, do medo das pessoas, como eu disse antes, vou crescer.
E isso é tudo por hoje, esse sentimento me nutriu por hoje.

Trecho do dia:
“It’s time to be a big girl now and big girls don’t cry”
Fergie (e não, eu não gusto dela, só que o trecho combinou.)

sábado, 26 de setembro de 2009

Sobre um filme: "V de Vingança"


Ontem finalmente terminei de ver “V de Vingança” prestando atenção. Sim, tenho que concordar que o filme é maravilhoso. Não pelas cenas de sangue voando, ou pela carinha simpática do V, mas pela mensagem que ele passa. A mensagem de que, ás vezes nos vendemos nossa liberdade e nossa integridade por medo, em troca de proteção e muitas vezes essa proteção não é necessária, pois as razões pelas quais sentíamos medo apareceram justamente para que nos vendêssemos e que aqueles que dizem que nos protegem são os mesmos que nos assombram. Além disso, mostra de forma bem clara que uma revolução não é feita da noite para o dia: é preciso plantar a idéia na mente das pessoas, planejar, explicar o plano e depois agir. E fala também sobre integridade, que é o bem mais precioso que nos temos: o nosso caráter e nossos princípios. Isso ninguém pode tirar de nós a força e isso devemos honrar. O filme é realmente fabuloso, quem não viu, devia ver.

Frase do dia:
Sei que vou morrer aqui, cada pedacinho de mim vai morrer, exceto um... A integridade. Ela é pequena e frágil e é a única coisa no mundo que ainda vale a pena se ter. Jamais devemos perdê-la ou entregá-la, nunca devemos deixar que a tirem de nós. Eu espero que seja quem for escape deste lugar, espero que o mundo mude, que a situação melhore. Mas o que eu mais quero que você entenda o que estou dizendo quando falo que apesar de não conhecer você, apesar de talvez nunca encontrar você, rir com você, chorar com você ou beijar você, eu te amo de todo o meu coração. Eu te amo!

(Palavras de Valery)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sobre minha única opção de fuga.


Eu costumava ser uma garotinha muito alegre. Eu fazia piada, brincava com todo mundo e estava sempre sorrindo. Ai vieram os problemas, a falta de dinheiro, a mudança, ficar longe dos meus amigos. Aqui não tem ninguém que queira ouvir minhas piadas, ninguém com que eu posso brincar, ninguém que provoque em mim um mínimo sorriso. É por isso que calmantes são legais, pois quando você está de saco cheio de ficar remoendo as suas magoas e está de saco de ninguém se importar com o que você está sentindo você toma um rivo e pluft: dorme. Feralmente sem sonhar, geralmente por muitas horas. É um pequeno esconderijo no meio do meu inferno. Dormir é sempre o melhor remédio. Agir também é bom quando o resultado vale a pena ou se é reconhecido, mas nas minhas condições, nem um nem outro. Eu posso estudar, eu estou estudando, mas para ser reconhecida por mim mesma, para tentar fugir daqui. Agora, fingir que está tudo bem, tentar conviver aqui eu já percebi que não vai me dar resultados: eu vou ser sempre a menina mimada que quer tudo para ela, que não respeita os pais e que quer atrapalhar a diversão de todo mundo.
Mas fala sério? Que tipo de pai prefere ver futebol com um bando de gente que torce sempre contra o time dele, ganha as apostas e ainda quer pão de queijo do que com a filha que gosta pra caramba do jogo do Corinthians?
Na entendo família às vezes.
Na verdade não entendo nunca.
Me desculpa Farm, se eu to tomando calmante com cada vez mais freqüência, mas é o único jeito de fugir. Em Minas eu fugia pra casa da Ana, do André, do Will, do Handan... Aqui eu só posso fugir pro trilho de trem, o que não é uma opção muito segura para quando eu preciso fugir.

Frase do dia:
"Aprende que quando está com raiva tem o direito
de estar com raiva, mas isso não te dá o direito
de ser cruel."
(William Shakespeare)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre um filme: "O sorriso de monalisa"


"Julia Roberts, vencedora de um Oscar da Academia® (Erin Brockovich, 2000) em O Sorriso de Mona Lisa, é uma professora de História de Arte que, em 1953, no pós-guerra, inicia a carreira em Wellesley College, um conservador colégio feminino de elite.

Katherine (Julia Roberts) defende a emancipação da mulher e tem grandes planos para as suas brilhantes alunas. Mas com todo o peso do ambiente que as rodeia, conseguirá esta professora cativar as alunas com as suas ideias liberais?

Num mundo que delimitou a estas moças rígidas regras sobre como viver, Katherine vai tentar ensiná-las a pensar por elas próprias e é através das dificuldades das suas alunas em encontrar o seu caminho, que ela irá também aprender a descobrir novas alternativas para a sua vida."

Nem tudo é o que parece.
Um sorriso nem sempre significa alegria ou felicidade.
Amar nem sempre significa depender de alguém.
Parecer frágil não significa que podem me destruir com facilidade.
E sentir medo não significa desistir.
Chorar não quer dizer que serei sempre infeliz.
Querer dormir um pouco não quer dizer que eu nunca vou agir.
Tropeçar não quer dizer sempre que vou cair.
Estar perdida não quer dizer que eu nunca vou me achar.
Escrever isso tudo não quer dizer que sei me expressar.
Sinto o medo, o mistério e a expectativa de dias que virão.
Melhores ou piores eles vão chegar.
Será que eu vou saber como agir quando o amanhã chegar?
Será que um dia eu vou crescer e me encontrar?
Não sei e se soubesse a vida não teria graça.
Mas que dá medo, isso dá.

Obs: Eu realmente gostaria de ter conseguido me expressar melhor do que com esse "versinho" bobo, mas eu realmente tenho mais perguntas, medos e dúvidas do que afirmativas e conclusões.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre o tempo de mudanças.


O que é o hoje se não um reflexo do ontem?
Se existe uma coisa da qual não podemos fugir é do passado. Ele sabe tudo sobre você, sabe onde te encontrar, apontar o dedo na sua cara e dizer: “Eu te avisei”.
Mas por que fugir dele? É tão mais simples admitir: os meus problemas hoje são os reflexos dos meus atos de ontem. Joguei uma bola na parede e ela voltou na minha cara. É tempo de punição, de vacas magras...
Mas tempos de bonança virão. Haverá o tempo onde meus bons atos irão refletir na minha vida. Mas é nessa hora que eu paro para pensar: tenho bons atos para receber compensação? O que eu já fiz de bonito, de bom e de generoso? É nessas horas que dá medo. É nessas horas que eu percebo o quanto o egoísmo faz parte da minha vida e eu acho que não. Eu digo que quero mudar o mundo, mas prefiro dormir. Como vou mudar o mundo da minha cama? Escrevo coisas bonitas, filosóficas, revolucionárias aqui às vezes, mas faço? Prefiro não responder.
É tempo de mudanças, de arrancar as velhas plantas, plantar novas sementes e esperar para colher os frutos. E isso sempre tentar ignorar o passado.

Frase do dia:
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?
Fernando Pessoa

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Sobre as quintas-feiras.

Nunca entendo a das quintas-feiras. Você vive feliz e tranqüilo o resto da semana e chega a quinta, traiçoeira e cruel para te derrubar.
Traduzindo: já me dispensaram do trabalho.
Me sinto a criatura mais inútil de todo o Universo, já me sentia há alguns tempos, hoje me sinto pior ainda, pularia de uma ponte, mas a cidade não serve nem para ter um rio, por isso vou tomar um rivotril bem forte e dormir até enjoar
Ai vão me dizer: foi só seu primeiro emprego. E eu vou responder: não, foi a única oportunidade de emprego que me liberaria para o vestibular e que me daria férias para ver os meus amigos e esses últimos são a única razão para eu ter procurado isso.
E o pior é que eu acho que foi muito injusto, mas fazer o que, eram eles que iam me pagar, e são eles que decidiram não pagar.
Eu acho que alguém botou macumba em mim, alguém conhece algum contra-macumba?

Frase do dia:
Quando a vida te fecha uma porta, ela te abre uma janela para você pulas dela e sem matar de uma vez.

Obs: Não, não estou fazendo drama só pela demissão, na minha vida vem acontecendo uma seqüência de coisas erradas que eu não posso corrigir. E se for pra dizer que eu to fazendo drama não precisa comentar meu blog nem ler ele.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sobre trabalho, cansaço e compensação.


Terceiro dia de trabalho e eu estou extremamente cansada. Mas tudo tem o seu lado bom: ando o dia todo (queimo as calorias), vejo cidades que não conhecia (só essa semana foram três) e quando eu receber, vou receber uma grana boa. E quando eu me canso e penso em desistir, penso nos meus amigos de Minas Gerais, no meu vestibular em ter um pouquinho de independência e em crescer, ganhar experiência, essas coisas de “gente grande”.
Por falar em coisas de gente grande, meu vestibular está chegando e eu ainda me embaralho toda na hora de escolher o meu futuro profissional. Mas são tantas coisas! Tantas opções! Por hora estou decidida a fazer pedagogia e “educar os meninos para não ter que castigar os homens” (frase do Einstein), mas ainda não me inscrevi e até lá minha cabeça pode pirar e eu decidir fazer Engenharia Ambiental, nunca se sabe.
Nunca se sabe nada mesmo, nem o dia de amanhã. Só podemos esperar o melhor, nos preparar para o pior e aceitar as conseqüências dos nossos atos. E por hoje é só isso.

Frase do dia:
"A vida humana é como um jogo de dados. Se não tiraste o número que querias, trata de aproveitar ao máximo o número que conseguiste."
(Terêncios)

domingo, 13 de setembro de 2009

Sobre começar a trabalhar amanhã.

Amanhã começo a trabalhar, a adquirir responsabilidade, essas coisas de gente grande. Droga, estou virando gente grande agora. É bem chato e difícil, mas acho que eu consigo. Estou muito ansiosa, sempre ficou ansiosa, sou extremamente ansiosa. Meu primeiro emprego, quem não fica ansioso numa situação dessas? Não tenho nem muito o que postar, é só para deixar registrado aqui mesmo. Quem ler, me deseje sorte.

Frase do dia:
Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.
Mahatma Gandhi

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sobre o caminho.


O que é mais importante: saber se virar sempre sozinho ou saber que sempre haverá alguém com quem você pode contar? O que é mais difícil: resolver uma formula gigante de física ou entender o que se passa na cabeça de uma pessoa?
Algumas informações me abalam, sou fraca de mais. Coisas sem confirmação, idéias que podem me afetar em um futuro próximo me derrubam sempre que eu consigo me reerguer das crises que os meus problemas me causam. E me dá uma sensação ruim, como se arrancassem meu estomago e mergulhassem no nitrogênio liquido e eu não posso fazer nada, só assistir. A sorte é que eu sempre pego meu estomago de volta e tento me reerguer de novo, pois afinal, persistir sim, é uma coisa extremamente importante. Por que no fundo eu sei que sempre há alguém que se importa comigo, alguém por quem vale a pena lutar. E não é só um alguém. No fundo eu sei que quero lutar por mim e pelo mundo, pelos meus planos e sonhos. Sei que quero fazer minha parte, fazer a diferença nesse país, fazer a diferença nesse planeta. É difícil? Sim. Mas não impossível, pois por mais que eu diga que me sinto parada na vida eu estou prosseguindo. Cada minuto eu prossigo para o meu futuro, brilhante ou opaco. A cada minuto eu mudo um pouco, eu vejo mudanças, eu sinto as mudanças e tenho medo delas.
E assim eu vou seguindo passo a passo meu tempo de vida, vou construindo e destruindo, confiando e desconfiando, tentando passar e adquirir conhecimento, vou concluindo, vou me expondo, me envergonhando, amando e odiando. Vou caminhando para a morte a cada segundo que passa, transformando pessoas e coisas para que eu seja lembrada no fim de minha jornada.


Obs: E algo que eu queria dizer ainda me sufoca, mas não quero tirar conclusões precipitadas.

Música do dia (que me inspirou a escrever, tá, é Charlie Brown.):

Buscando um novo rumo que faça sentido nesse mundo louco com o coração partido
Tomo cuidado para que os desequilibrados não abalem minha fé pra eu enfrentar com otimismo essa loucura
Os homens podem falar mas os anjos podem voar
Quem é de verdade sabe quem é de mentira.
Não menospreze o dever que a consciência te impõe não deixe pra depois valorize a vida

Resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da própria loucura.
Cuide de quem corre do seu lado e de quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

Fragmentos da realidade estilo mundo cão, tem gente que desanda por falta de opção.
Toda fé que eu tenho to ligado que ainda é pouco
Os bandidos de verdade tão em Brasília tudo solto
Eu faço da dificuldade a minha motivação
A volta por cima, vem na continuação.
O que se leva dessa vida é o que se vive o que se faz
Saber muito é muito pouco, "Stay Will" estejam e paz.

O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo evoluir também.
O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo prosperar também.
O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo evoluir também.
O que importa é se sentir bem...

Resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da própria loucura.
Cuide de quem corre do seu lado e de quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

Difícil é entender e viver no paraíso perdido
Mas não seja mais um iludido
Derrotado e sem juízo Então

Resgate suas forças e se sinta bem, rompendo a sombra da própria loucura.
Cuide de quem corre do seu lado e de quem te quer bem
Essa é a coisa mais pura

O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo evoluir também.
O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo prosperar também.
O que importa é se sentir bem, o que importa é fazer o bem
Eu quero ver meu povo todo evoluir também.
O que importa é se sentir bem...

Viver, viver e ser livre,
Saber dar valor para as coisas mais simples
Só o amor constrói pontes indestrutíveis.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Sobre trabalhar.

Semana que vem é bem provável que eu comece a trabalhar. Estou ansiosa e empolgada e todo mundo acha isso um absurdo, acham que eu não vou conseguir e coisa e tal. Mas eu não me importo, vou trabalhar vendendo uns produtos ai (tá bom, ainda não sei o que nem para que serve, mas vou descobrir), é, eu sei, não quero isso para minha vida sempre, mas eu preciso criar responsabilidade e me sentir útil. Sabe o que é se sentir inútil o tempo inteiro? Eu me sinto assim há muito tempo. Tá certo, meus pais não me deixaram trabalhar para que eu estudasse e eu estudei e não passei no vestibular até hoje, mas não vou trabalhar por que eles pediram, mas é por que eu quero. Francamente, vou fazer 19 anos e nunca comprei nada com um dinheiro ganhado por mim, nunca fiz nada, não tenho experiência nenhuma com trabalho. Acho que essa experiência vai me ensinar muita coisa aqui no Paraná, pois aqui, mais do que em Minas, eu me sinto inútil: em Minas eu era útil para os meus amigos, esperava os fins de semana para reuni-los e me divertir; no Paraná eu espero chegar logo o dia de ir embora e isso é ruim para a minha cabeça. Preciso de algo que me ocupe e me recompense de alguma forma e vou colocar mãos a obra na segunda. Tomara que eu aprenda rápido e me adapte à rotina de trabalhar durante o dia e estudar a noite, por que a minha UnB querida adiantou esse vestibular também e eu vou fazer as provas dias 19-20/12.

E hoje o Corinthians comemora 99 anos e eu como fiel torcedora não poderia deixar de registrar aqui.

Obs: Hoje estou extremamente irritada e não sei porque. Sei que não é TPM. Talvez seja essa minha tentativa patética de ser falsa fingindo que está tudo bem que está me deixando pirada. Mas dizem que esse é o melhor caminho, então...

Frase:
Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.
Edgar Allan Poe