sábado, 18 de setembro de 2010

Que país é esse?

Acabei de ver uma notícia que me deixou revoltada:

http://noticias.r7.com/rio-e-cidades/noticias/policia-usa-arma-e-spray-de-pimenta-para-dispersar-protesto-de-adolescentes-em-belem-20100918.html

Por quê? É só o que eu quero saber. As crianças protestavam pacificamente por algo que elas achavam que tinham direito e que na minha opinião tinham mesmo. Protestavam com cartazes feitos com a cartolina mais barata, escrito por eles mesmos e por que jogar spray de pimenta neles e dar tiro pra cima? Tem dois pontos nessa atitude estúpida que eu quero ressaltar:

- Eu, como ex estudante de escola pública, sei como as condições são toscas e como a maioria dos alunos nem se importa com ter ou não ter aula, sala, refeitório ou quadra, desde que se passe de ano. Agora, esses alunos se importaram, agiram de maneira digna e foram repreendidos por um policial estúpido que não sabia direito nem onde guardava a arma.


- Prender traficante a policia não prende e os grandes e verdadeiros bandidos circulam pelo planalto central tranquilo e ai de quem ousar jogar spray de pimenta neles ou da um tiro pra cima lá perto.

Isso é muito vergonhoso. É revoltante na minha opinião. E se querem saber por que eu estudo pedagogia, que pra maioria das pessoas é um curso atoa, é pra melhorar nem que seja um por cento dessa porcaria desse país. É um país onde o respeito, a dignidade e a educação estão morrendo. E eu pretendo salvar nessa que seja uma porcentagem insignificante disso. Mas por hora fica aqui a minha indignação. Não sei se escrevi muito bem, porque eu estou muito brava, mas espero que quem tiver lido entenda.

5 comentários:

Chakal disse...

Então, como de costume eu gosto de ver os dois lados.
Sempre dizem sobre o absurdo da polícia e tudo mais, que são todos corruptos e ladrões, e que não fazem nada. Coisas do tipo.
Nem tudo nessas histórias são verdade, ou não 100% verdade pelo menos.

Na USP ano passado os alunos atiraram pedras nos policias, e tudo que foi divulgado foi que eles foram reprimidos e coisa do tipo.
Os policiais fizeram pouco em usar porrete e bomba de gás. Agressão como os alunos fizeram à polícia merece prisão.

Eu entendo que deve haver mobilização, revolta, questionamento. Mas um lado só sempre é brincadeira. Os alunos de hoje confundem liberdade com libertinagem.

Tiêgo R. Alencar disse...

Achei um absurdo também! Fiquei sabendo dessa palhaçada e fiquei revoltado! Absurdo, a que ponto chega a irracionalidade humana!

Um beijo :* E tem selo pra você no meu blog, Lays!

Jeniffer Yara disse...

Entendo perfeitamente,e você disse tudo,concordo com sua indignação,o fato ocorreu aqui em Belém,onde moro,e se aí onde você mora a escola pública já é ruim,imagine aqui,é totalmente precária,e ver estudantes se importando com sua educação é coisa difícil de se ver por aqui,e os patéticos policiais fazendo o trabalho sujo que fizeram,infelizmente não é difícil de se ver por aqui e pelo Brasil inteiro! Precisamos todos nos indignar dessa maneira,e como você tentar mudar essa situação,mesmo com uma contribuição pequena,se todos estivessem fazendo o que você está fazendo,seria uma grande contribuição para a mudança desse país.

Beijos.

Nayara disse...

Putz!Ultimamente ando pensando muito nisso.Na nossa população há pouca mobilização por uma sociedade mais justa e com condições melhores (coisa que é de direito nosso e não acontece) e quando há, ou somos reprimidos ou somos feitos de idiotas.O projeto ficha limpa até hoje mesmo depois de ser aprovado - com palavras mudadas para dar sentido subjetivo- está tentando resistir as investidas dos verdadeiros ladrões para que não funcione.E é sempre assim com tudo, somos feitos de palhaços!Há tantos projetos interessantes que podiam mudar um pouco dessa situação como colocar os nossos políticos e familiares deles usarem o ensino público, o transporte público, a saúde pública, etc.Mas tem gente lutando pra isso já e sabe quando isso vai acontecer?Não vejo isso nem num futuro muito distante do modo como vão as coisas.
:/
Mas é como você disse, o que nós pudermos fazer,devemos fazer, porque nossa luta pode fazer uma diferença ainda que pequena!

Adorei o post Lays, meus parabéns!

Garcez disse...

aqui na bahia... nos estudantes fizemos um protesto e a policia desceu o sarrafo apos uns dias de paralização... mais tarde ficou sabendo que foi ordem direta do entao senador Antonio carlos magalhaes (filho da puta) mas nada foi feito em repressao a ele

abraços
.
www.ouvindoparalamas.blogspot.com
.