domingo, 26 de dezembro de 2010

Para ZC.

O velho álbum de fotos me mostra muitos rostos conhecidos e queridos. Eu aprendi tanto com cada uma dessas pessoas representadas.
Com umas descobri que se deve aproveitar ao máximos os pequenos momentos de diversão e até os de tédio, pois muitos deles só tem um verdadeiro valor quando não podem mais ser vividos.
Com outras descobri que é preciso ter responsabilidade, algumas atitudes inconsequentes mudam nossa vida completamente e nos tiram algumas chances que não podem ser recuperadas.
Com uma especial aprendi o valor da amizade, da confiança, da fé, da coragem e da perseverança, mesmo essa pessoa não sabendo que me ensinou isso tudo.
Com muitas me diverti muito, cansei muito, dancei muito, ri muito.
Com quase todas elas fiz coisas uteis e inutéis.
Com algumas eu fui para os bares, com outras pulei na piscina na chuva.
Eu e meus amigos já viramos cowboys jogadores de pôquer, já quase enfrentamos o Vaticano numa batalha Épica, já viramos vampiros, já viramos crianças, estrategistas e donos de vários imóveis.
Eu sofri muito por causa de algumas dessas pessoas, chorei muito para algumas delas e também vi muitas sofrerem e chorarem e estava lá, para cuidar delas.
Eu passei cola quando precisaram, eu ajudei com dinheiro e fui ajudada.
Eu briguei com muitos deles com motivo ou sem motivo.
Eu estava com eles quando nevou em Patos de Minas e quando a gente escalou uma montanha muito alta.
Com eles eu já fui João, La, Lala, Mana, Nenem, amiga e vários outros apelidos.
Eles já foram meu Will, Dindinha, Willa, Banana, Fazenda, Farm, Fa, Pedro, Peter,Elyene, Toxic, Allan, Handan, Dandan, Irmão....
Estar com eles já foi motivo de raiva, de impaciência e de nervossismo. Mas era o mais importante pra mim.
Ai eu fui embora.
E no dia que eu fui embora eu chorei como se alguém tivesse morrido.
E eu fico feliz por ter chorado, por que quando voltei aqui, não encontrei as mesmas paisagens ou as mesmas pessoas que hoje eu vejo nas fotos.
Eles aprenderam tanto e mudaram tanto sem mim. Eu mudei tanto sem eles.
As rotinas não eram as mesmas, os gostos variavam, os assuntos mudaram.
As escolhas foram feitas e muitos deles partiu além de mim.
Hoje eu parei para ver essas fotos e doeu muito em mim.
Mas é preciso entender: as coisas mudam. A mudança é a única coisa constante. Eu fiz minhas escolhas, vocês fizeram as de vocês. As consequências dessas escolhas incluíram algumas perdas e é necessário aceitar que algumas coisas e momentos não podem voltar.
Só tem uma coisa que não pode ser tirada de nós, nem perdida e essa coisa é o que a gente é.
Por que o que a gente é foi construído e transformado por cada uma das pessoas; ações e momentos que eu descrevi acima.
Muitas vezes a gente não percebe o quanto a gente mudou porque é muito sutil e lento. Mas as vezes eu olho no espelho e não me reconheço direito, eu digo certas coisas que não parecem ter sido ditas por mim.
É difícil encarar a mudança e o fim de algumas coisas, mas é preciso.
Precisamos seguir em frente, conhecer gente nova, viver coisas novas. Precisamos nos construir a cada dia, precisamos nos encontrar e fazer a nossa vida valer à pena da forma como escolhemos. E precisamos entender as decisões uns dos outros e apoiá-los.
Amo vocês e quero que pensem sobre essas coisas que eu passei muito tempo pensando.
Tentem entender, tentem se entender. E aí a gente vê no que dá.

7 comentários:

Rafael Cotrim disse...

Sempre mudamos,
Conhecemos novas pessoas e adquirimos novos ideais.

Mas nossa essência.
Nosso verdadeiro "eu" nunca muda.

Fato.

Feliz ano novo ;)

Alan disse...

Adeus, zc. descanse em paz. rest in pieces.


E venha o que tiver que vir, pq o que tiver que ter sido, terá sendo ido.

Ale Sbano disse...

Eu me vi nessas palavras,apesar de não ter que abandonar meus amigos,a faculdade me afastou um pouco,e todos dizem que mudei demais,uns estranham,mas estão se acostumando.Todos mudam né?Faz parte,e eu gosto de como mudei,eles vão se acostumar!
Saudade da blogosfera,e muitaaaa muita saudade deste blog especifico!
Adoro isso aqui!
bjus

Jeniffer Yara disse...

Mudanças são inevitáveis e necessárias ás vezes.Saudades daqui *-*
Um Feliz ano novo(adiantado),que esse final e começo de ano venha á ser maravilhoso,como todos os dias têm que ser o/

Beijos

Alessandro "ARC" disse...

As vezes, temos por pensamento, que o mundo está acabando quando nos vemos tendo que deixar de conviver com aqueles que nos moldaram durante nosso crescimento como pessoas.. Eu sempre fui meio egoísta quanto a esta questão, pois tinha em meu pensamento que seria a pior coisa do mundo "perder" aqueles que fazem parte de nosso cotidiano... Hoje maduro e ciente que sou o que sou por causa de meus amigos... sei que eles sempre farão parte de mim.. não importa onde eu esteja..

Pss.: saudades daqui..
que bom que ainda posso matar essa saudade...
Bjão e um maravilhoso ano novo...
Muitas conquistas e realizações pra tii..

Juliana Skwara disse...

Sempre mudamos (2). Meio que aprendemos isso na marra.Engraçado é ando refletindo muito sobre isso e me identifiquei muito com o texto, principalmente quando diz que precisa conhecer gente nova e tals. Sei bem o que é isso. Como sempre textos incríveis. Anda sumida. Bjuus

Girotto Brito disse...

Conhecendo seu blog. Gostei. Já seguindo. Abraço.

ocafofodobrito.blogspot.com