sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"o contrário do medo não é a coragem, mas sim a fé"

Hoje eu vi um documentário chamado "Manda Bala" no cursinho, fiquei chocada. O documentário fala do escandalo de Jader Barbalho que roubou, tipo, assim 4 BILHÕES do nosso governo, mas aborda pontos como violência, miséria e corrpção (obviamente o principal assunto)
Na parte de sequetros, tem desde depoimentos de sequestrados até depoimentos de um sequestrador, no inicio, parece que o sequestrado é a maior vitima, pois normalmente esta sofre multilações e se contar a tortura psicologica, mas no fim do video você percebe que o sequestrador tambpem é uma vitima, uma vitima até pior, pois ele é vitima da sociedade, da falta de renda, da corrupção, da falta de respeito.
A parte da corrupão mostra com detalhes as falcatruas do Senador Jader, que depois de tudo ainda é querido pelo povo. Isso me deprime e me deixa enojada. A falta de vergonha de um homem que consegue manipular a massa desinformada e sofredora. É nojento e é triste. E a culpa é de cada um de nós, que estamos aqui, parados e conformados com tudo. Não nos preocupamos com o futuro das crianças que brincam de ser sequestradores, nem com os politicos que elegemos. Não nos preocupamos em cobrar o que é nosso direito. Não nos interessamos por protestos, reinvindicações e em agir, temos outras coisas mais importante na cabeça (aquele sapato que chegou na loja, o jogo do Flamengo...). E a nossa lei é ridicula. Isso me envergonha. Não sinto o menor orgulho de ser brasileira quando vejo algo do tipo que eu vi hoje. Tenho vontade de sair daqui e gritar a raiva que eu to sentindo (acreditem, não é drama, não é cena, não é por que eu quero parecer "cult"). É raiva, é odio e tristeza. Tanto o olhar da criancinha sequetrada quanto o do filho do sequestrador me chocam.
E hoje eu pergunto: Que país é esse? Essa bagunça, essa desorganização e essa falta de respeito é o que nos chamamos de país?
E que povo é esse? Que sofre, mas está conformado com tudo.
Gostaria de não ter que votar nesse domingo, mas é meu dever e é dever de todos nós! E é meu dever votar em quem eu acho que sera melhor, mesmo que ele receba so o meu voto. Mas gostaria de em um futuro poder cobrar isso do meu candidato.
Gostaria de ver uma revolução ou uma tragedia nacional que mudasse o rumo de tudo. Não gostei da realidade que vi, mas também não posso fugir dela, é a realidade de todo brasiliero.
Mas, vou ser como um beija~flor tentando apagar um incendio: mesmo que eu não consiga no final, vou ter pelo menos tentado. E gostaria que todos (se é que existe alguém que faça isso) que leêm isso aqui fizessem o mesmo.

Um comentário:

Nayara disse...

Ah que massa seu blog ^^
Po teu post descreveu tudo o que eu senti ao ver aquele documentário, é bom ver que há mais pessoas que se sensibilizam e se sentem inquietas com essa situação.Tu escreve bem, parabéns Lays :}

bjo, volto mais vezes!